BEM-VIND@S À LUNAÇÃO DE AQUÁRIO - Estúdio Mariposa - O Lado Bom da Vida

11 de Fevereiro, 20210
Cópia-de-Lua-Cheia-1.png

Hoje, dia 11 de fevereiro, viramos a página da lunação de Capricórnio e abrimo-nos à experiência da lunação de Aquário.

A acompanhar esta Lua Nova, que irá acontecer às 19:06h ao grau 23°16 de Aquário, teremos cinco planetas (Sol, MercúrioRX, Vênus, Júpiter e Saturno) a formar um stellium (mais do que 4 planetas em simultâneo num signo), o que traz a este momento uma forte tonalidade da energia de Aquário.

Com esta lunação entramos no 11° signo e aproximamo-nos de completar mais um ciclo zodiacal. À medida que vamos percorremos zodíaco, seguindo a ordem sequencial dos signos, vamos elevando o nível de consciência. Em Aquário, já não é sobre mim, nem sobre valores, nem família, nem prazer e lazer, nem sobre o trabalho, nem relacionamentos, nem sobre mundo interno, nem sobre crenças, ou projetos de vida, aqui não é sobre EU ou TU, aqui é sobre o Nós coletivo.

Chega-nos assim o arquétipo do aguadeiro, o que verte o seu cântaro sobre a humanidade, saciando-a mais da sua sede da alma do que da sua sede do corpo e inundando-a com os seus valores ideológicos de amizade, liberdade, igualdade, fraternidade, inovação, revolução, invenção e mudança.

O Aquário pede-nos para que as nossas realizações individuais não sirvam apenas para sustentar as nossas necessidades, apela-nos para olhar para além do nosso umbigo e entender as necessidades globais de tudo o que nos rodeia, propõem-nos abandonar as motivações de vida autocentrada para podermos alinhar com o nosso propósito cósmico e cumprir a nossa missão de humanos na humanidade. Só quando entendermos que respiramos tod@s o mesmo ar é que nos podemos tornar agentes de um futuro diferente.

 

Como Aquário é um signo fixo de ar fala-nos também de inteligência, de ideias, de pensamentos inovadores, de conceitos revolucionários, de ideias que se desenvolvem e servem um bem maior (seja através da ciência ou da tecnologia), está associado com o fazer diferente, sacudir as coisas e despertar para novas experiências. Por isso o pensamento rápido, engenhoso, criativo, inovador e fora da caixa, tão característico de Aquário, não se enquadra muito bem com o sistema atual, onde a responsabilidade individual foi sendo perdida e/ou subvertida pelos desafios e múltiplas crises que enfrentamos globalmente, onde o pensamento crítico não é estimulado, onde é castrada a liberdade, legitimidade e independência das escolhas que fazemos para a nossa vida. Assim, a sincronicidade desta atividade planetária aquariana, altamente concentrada e amplificada por tantos planetas a vibrarem na sua energia, é muito mais urgente do que poderíamos pensar neste momento específico da história.

Com esta lunação de Aquário chega-nos o convite para: examinarmos a nossa relação com o todo, desde os nossos amigos até ao tecido coletivo do qual fazemos parte; para aliar os nossos direitos enquanto indivíduos com as possibilidades de cooperação social, para direcionarmos os nossos pensamentos de forma autêntica e independe para soluções sociais, para orientarmos o nosso comportamento para ações que garantam a máxima liberdade individual possível.

Convido-vos para isso a tirarem um pouco do vosso dia, após as 19:06h (e até no máximo as 8 horas seguintes), recolherem a um local tranquilo, acenderem uma vela colocando-lhe um a intenção clara e objetiva (acender uma vela é um ritual importante pelo que sempre que ativamos a sua luz devemos direcioná-la para algo bem concreto), queimarem um incenso que vos traga bem-estar e harmonia e refletirem sobre as seguintes questões:

– O que o círculo de pessoas que me rodeia diz/reflete de mim?

– Sinto-me parte integrante dos meus núcleos ou sinto-me sempre como alguém à margem?

– Saberei qual é o meu lugar na comunidade?

– De que forma me interesso, envolvo ou participo em causas de caracter humanitário?

– O que estou disponível para abdicar em prol de um bem maior coletivo?

– De que forma os meus comportamentos e ações refletem uma consciência sustentável de cuidado com o ambiente, os recursos e a humanidade?

– De que forma interajo com o que me rodeia (pessoas, ideias, eventos, atividades)?

– Pertenço a algum grupo, associação, coletividade, movimentos, prática com o qual me sint@ completamente identificad@ e com o qual cresço, me expando e fortaleço enquanto ser humano?

– Como me sinto em relação à utilização da minha voz como veículo de expressão do meu próprio pensamento?

– Analisando os meus pensamentos reconheço-os como meus ou simplesmente foram “plantados” em mim?

– Como me distingo dos demais? Assumo-me como quem sou ou escondo-me de mim e dos outros com receio de não ser aceite?

– Sou capaz de conectar com o meu pensamento abstrato e com a minha autenticidade e tenho coragem necessária para arrojar, inovar, criar, ousar para além das formas do que conheço?

– A quem dirijo a minha amizade? E como a demostro?

Como falamos do elemento ar este é um ótimo momento para nos autoconhecermos, para parar para pensar, para refletir (aproveitando também que mercúrio está retrogrado e favorece a reflexão), para deixar a mente livre para aceder a todo o tipo de ideias não convencionais que emanem da psique. Todos somos agentes criadores, todos temos potenciais inimagináveis para sermos uma melhor versão de nós mesmos, quando nos transformamos nessa melhor versão de nós estamos também a contribuir para uma melhor versão da humanidade.

O Futuro constrói-se agora! Faz a tua parte.

Feliz Lua Nova!!

Xana Condeço Pinto


Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os assinalados * são obrigatórios